2027 - CECCartaz 2027

           Reunio  distancia          

                                                                                                                                                               

            

 

 

Como a Irmandade de A.A. trabalha na sua Comunidade para ajudar alcoólicos

A história de A.A. está repleta de nomes de não alcoólicos, profissionais e leigos, que se interessaram pelo programa de recuperação de A.A. Milhões de nós devemos nossas vidas a essas pessoas e nossa dívida de gratidão não tem limites.

A Posição de A.A. no Campo do Alcoolismo

Alcoólicos Anônimos é uma irmandade mundial de homens e mulheres que se ajudam mutuamente a manter a sobriedade e que se oferecem para compartilhar livremente sua experiência na recuperação com outros que possam ter problemas com seu modo de beber.
A Irmandade funciona através de mais de 112.000 Grupos locais em 181 países. Milhões de alcoólicos têm alcançado a sobriedade em A.A., mas seus membros reconhecem que seu programa não é sempre eficaz com todos os alcoólicos e que alguns necessitam de aconselhamento e tratamento profissional.
A.A. preocupa-se unicamente com a recuperação pessoal e contínua dos alcoólicos que procuram socorro na Irmandade. O movimento não se dedica a pesquisas sobre alcoolismo ou ao tratamento médico ou psiquiátrico, e não apóia quaisquer causas, embora os membros de A.A. possam participar como indivíduos.
O movimento adotou a política de "cooperação mas não afiliação" com outras organizações que se dedicam ao problema do alcoolismo.
Alcoólicos Anônimos é autossuficiente através de seus membros e Grupos, recusando contribuições de fontes externas. Os membros de A.A. preservam seu anonimato pessoal em nível de imprensa, filmes e outros meios de comunicação.

Como A.A. vê o Alcoolismo?

O alcoolismo é, em nossa opinião, uma doença progressiva, espiritual e emocional (ou mental) tanto quanto física. Os alcoólicos que conhecemos parecem ter perdido o poder para controlar suas doses de bebidas alcoólicas.

Como A.A. funciona?

A.A. pode ser descrito como um método para recuperação do alcoolismo, no qual os membros ajudam-se mutuamente, compartilhando entre si uma enorme gama de experiências semelhantes em sofrimento e recuperação do alcoolismo.

Que são os Grupos de A.A.?

A unidade básica em A.A. é o Grupo local (do bairro ou cidade) que é autônomo, salvo em assuntos que afetem outros Grupos de A.A. ou à Irmandade como um todo. Nenhum Grupo tem poder sobre seus membros.
Os Grupos geralmente são democráticos, assistidos por "comitês de serviços" de curtos períodos de mandato. Desta maneira, nenhum Grupo de A.A. tem uma liderança permanente.

Que são Reuniões de A.A.?

Cada Grupo realiza reuniões regulares, nas quais os membros relatam entre si suas experiências, geralmente em relação aos "DOZE PASSOS" sugeridos para a recuperação, e às "DOZE TRADIÇÕES" sugeridas para as relações dentro da Irmandade e com a comunidade de fora.

Quem são os membros de A.A.?

Pessoas que acham que têm problemas com sua maneira de beber são bem vindas para assistir a qualquer reunião de A.A. Elas tornam-se membros simplesmente ao decidir que querem sê-lo.
Membros de A.A. são homens e mulheres provenientes de todos os níveis de vida, desde adolescentes até pessoas com idade avançada, de todas as raças, de todos os tipos de afiliações religiosas formais, e mesmo sem nenhuma.

Onde você pode Encontrar A.A.?

Procure por "Alcoólicos Anônimos" na seção "Escritórios de A.A. no Brasil", e na lista telefônica. Nas capitais e nas grandes cidades do Brasil, uma Central ou Intergrupal de Serviços de A.A. poderá responder suas perguntas ou colocar você em contato com membros de A.A.

Ou acesse www.alcoolicosanonimos.org.br, endereço do nosso Escritório de Serviços Gerais - ESG.

Que é o ESG Escritório de Serviços Gerais?

Este escritório serve como centro nacional de informações. A literatura de A.A. no Brasil é publicada e distribuída pela JUNAAB. O ESG é a secretaria da JUNAAB - Junta de Serviços Gerais de A.A. no Brasil, composta por nove Custódios, sendo seis alcoólicos membros de A.A., três não alcoólicos, amigos de A.A. e Diretores, Coordenadores de Comitês, Delegados à RSM - Reunião de Serviço Mundial e um Gerente Administrativo.
Nem a JUNAAB ou o ESG tem "autoridade" sobre os membros de A.A. ou Grupos. Ambos são responsáveis perante os Grupos e, anualmente, apresentam um relatório à Conferência de Serviços Gerais, composta por Delegados selecionados pelos Grupos de A.A., dois em cada Área (Estado) do Brasil.

O que você pode esperar de A.A.?

1) Os membros de A.A. ajudam qualquer alcoólico que demonstre interesse em ficar sóbrio.

2) Os membros de A.A. podem visitar o alcoólico que deseje ser ajudado ? embora eles possam sentir que seja melhor para o alcoólico solicitar tal ajuda antes.

3) Eles podem auxiliar a providenciar uma internação hospitalar. Os escritórios de serviços de A.A. geralmente possuem endereços de hospitais para trata-mento de alcoolismo, embora A.A. não seja afiliado a qualquer estabelecimento hospitalar.

4) Os membros de A.A. têm satisfação em compartilhar suas experiências com qualquer pessoa interessada, seja em conversações ou em reuniões formais.

O que A.A. não faz?

1) Recrutar membros ou fornecer a motivação inicial para que os alcoólicos se recuperem.

2) Manter registro ou históricos de casos dos membros.

3) Acompanhar ou tentar controlar seus membros.

4) Fazer diagnósticos ou prognósticos clínicos ou psicológicos. 

5) Providenciar hospitalização, medicamentos ou tratamento psiquiátrico.

6) Fornecer alojamento, alimentação, roupas, emprego, dinheiro ou outros serviços semelhantes.

7) Fornecer aconselhamento familiar ou profissional.

8) Participar de pesquisas ou patrociná-las.

9) Filiar-se a entidades sociais (embora muitos membros e servidores cooperem com elas).

10) Oferecer serviços religiosos.

11) Participar de qualquer controvérsia sobre álcool ou outros assuntos.

12) Aceitar dinheiro pelos seus serviços ou contribuições de fontes não-A.A.

13) Fornecer cartas de recomendação a juntas de livramento condicional, advogados, oficiais de justiça, escolas, empresas, entidades sociais ou quaisquer outras organizações ou instituições.

NOTA: Um membro de A.A., individualmente, pode fazer algumas dessas coisas, de forma privada e pessoal, mas não como membro de A.A. Muitos profissionais no campo de alcoolismo também são membros de A.A. Seu trabalho profissional, porém, NÃO tem nada a ver com sua condição de membro de A.A. Alcoólicos Anônimos, como tal, não pretende ter competência para realizar serviços profissionais como os relacionados acima.